A charmosa cidade de Paraty

Oi, pessoal! Tudo bem?

Preparados para a nossa próxima viagem?

A dica de hoje é a charmosa cidade de Paraty!



Se você tem poucos dias para relaxar, Paraty é a cidade perfeita para você visitar. Tem o encanto de agradar a todos os gostos em qualquer época do ano.


É uma das cidades mais importantes do Brasil quanto ao seu patrimônio histórico e cultural,
típico do período colonial português do século XVII. Foto: Shutterstock, 2018.


Localizada no meio de uma exuberante natureza, entre a Serra da Bocaina e a costa sul do mar do Rio de Janeiro, além de inúmeras praias e cachoeiras, a cidade conta com um variado calendário de eventos culturais organizado pela própria municipalidade. Durante todo o ano, você poderá desfrutar de feiras de literatura, encontros de motocicletas, festival da cachaça e muito mais. Tenho certeza que em algum desses eventos você encontrará a sua turma por lá! Lugar para ficar não falta, há muitos hotéis com excelente infraestrutura, pousadas coloniais e, até mesmo, albergues.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina, repleto de maravilhosas cachoeiras,
está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


Feira Literária Internacional de Paraty. Fotos: Secretaria de Cultura de Paraty, 2020.


Para chegar até a cidade, você terá que percorrer muitos quilômetros pela incrível estrada das famosas curvas da Estrada Rio-Santos (impossível não lembrar do Rei). Seja por São Paulo seja pelo Rio, a paisagem à beira do mar, as deliciosas praias de Gonzalo e Trindade, os postos de comida ou os vendedores de água de coco e cocadas da estrada, tudo isso completará a sua viagem. 

Estrada Rio-Santos. Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


Outra opção é atravessar a Serra da Bocaina pela Estrada Cunha-Paraty. Que por sinal, se você não chegou a Paraty por este caminho, vale uma esticadinha! 


Cunha é considerada a capital da cerâmica no país. Aí está o famoso forno Noborigama, compondo o maior polo
de produção de cerâmica de alta temperatura da América Latina. Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


No caminho de volta a Paraty, tome um tempinho e pare para conhecer algum alambique na descida da serra. Os alambiques de cachaças e licores são a tradição da cidade, sua história remete aos anos de 1600 e a produção desses destilados virou uma tradição. As cachaças Gabriela, elaborada com cravo e canela, e a do tipo cachaça azul, destilada com folhas de tangerina, farão você nunca mais esquecer dessa viagem! 


Vitrine típica das lojas do centro histórico da cidade com grande oferta da produção local.
Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


No centro histórico, fechado para carros ou motos, encontram-se lindas casas residenciais e lojas com construções tipicamente coloniais. O charme dessa cidade e o colorido das portas e das janelas farão você relaxar e te levarão a outra época.  E claro, se estiver sol, contrate um passeio de escuna para conhecer algumas das 365 belas ilhas da região.


Os passeios costumam ter várias paradas por diferentes ilhas, com tempo para mergulho e almoço.  
Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


Se você tiver a sorte de participar de alguma festa típica da cidade, aproveite para caminhar pelas ruas de pedras, tanto de dia como de noite, a cidade é toda um charme.


Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


Mas, lembre-se, leve o seu par de calçados mais confortável! Nos dias de maré alta, a água do mar invade a cidade e, com o passar dos séculos, o desgaste das pedras das ruas as deixaram muito irregulares e, pisar em falso, principalmente, depois de provar uma cachacinha em alguma loja de lembrancinhas, pode não ser uma experiência tão interessante. 


Foto: Secretaria de Cultura de Paraty, 2023.


Aproveite essa dica e reserve já o próximo feriado para conhecer esse encanto de cidade! Quem sabe não nos vemos por lá? ;-) 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Chacabuco: um dos bairros mais bonitos (e menos conhecidos pelos turistas) de Buenos Aires

Paso de la Patria: o lugar dos pescadores.

Sonho realizado! A Primeira Viagem ao Brasil, destino: Porto Seguro.